A B C - ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE CAMPINEIRA

desde 1950

  FOTOS SEJA UM AMIGO
HOME
PROJETOS CENTRO
PROJETOS NÚCLEO

PARCERIAS

QUEM SOMOS

NOTÍCIAS
PRÊMIOS

 

 

PROJETOS NÚCLEO

PROJETO DE ADOLESCENTES “CONQUISTANDO A PAZ” 

Atendimento a 60 adolescentes de 13 a 18 anos, divididos em turmas de 12 a 15 pessoas, que participam de três oficinas semanais, tratando de variados assuntos de interesses próprio da idade: Centro de Referência e Orientação, Atendimento Clínico Psicológico Individual, Identidade, Cidadania e Protagonismo, Relacionamento a Dois (Sexualidade e Afetividade), Expectativa de Futuro, Drogadição e Alcoolismo, Leitura e Escrita, Arte e Expressão, Dança (sapateado) e Artesanato.

 

PROJETO DE PSICOLOGIA 

Profissionais desta área, liderados pela Psicoterapeuta Janice Bicudo de Faria, atendem as crianças e adolescentes, suas famílias e as nossas educadoras, de acordo com a necessidade de cada grupo.

 

COOPERATIVA 

Em plena atividade, através de Oficinas de Artesanato – Mosaico e Tear, o Projeto oferece oportunidade de fabricação de lindas peças que, vendidas, reverterão o lucro  para os adolescentes artesãos e para o custeio da cooperativa. Para isso contamos com o precioso trabalho de voluntários, que dedicam parte do seu tempo, dons e talento em prol dos nossos usuários.

 

PROJETO DE INFORMÁTICA CURSO DE COMPUTAÇÃO 

Através da nossa parceria com CDI – Comitê para Democratização da Informática, temos oferecido aulas de computação para as 80 crianças e 60 adolescentes, além de seus familiares. 

 

ACESSO LIVRE 

Vinculado ao Projeto de Informática, é oferecido acesso à Internet, a toda a comunidade do Jardim São Marcos, por 14 horas semanais.

 

ATENDIMENTO A CRIANÇAS 

O Núcleo ABC Jardim São Marcos oferece atendimento a 80 crianças, na faixa etária de 6 a 12 anos, as quais possuem família e freqüentam a ABC em horário extra- escolar, quando participam de variadas atividades sócio-educativas monitoradas, como: aulas de computação, sapateado, biblioteca, brinquedoteca, lazer e recreação, apoio escolar, entre outras. Além disso, elas participam de três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde). Objetivando cumprir a nossa Missão, que visa a melhoria de qualidade de vida, de modo que os nossos usuários tenham outras perspectivas de futuro, o Projeto oferece à criança, acesso à cultura, melhoria da saúde física, mental e espiritual, fomentando o gosto pela escola, pela leitura, num ambiente de vivência saudável, despertando nelas o desejo de crescer e viver em cidadania.

 

PROJETO DE SAPATEADO 

Aulas de Sapateado são oferecidas às 80 crianças e a uma parte dos adolescentes que freqüentam o Núcleo ABC. Além disso, toda a comunidade interessada também pode participar. Graças à parceria de uma família da nossa igreja e também do resultado da doação de 1% do Imposto de Renda destinado pela CPFL, foi possível a reforma geral da sala de sapateado e a contração do Professor Luizz Baldijão, ampliando ainda mais o atendimento. 

 

MENINOS SAPATEADORES DO JARDIM SÃO MARCOS 

Liderados pelo Prof. Luizz Baldijão, o grupo “Meninos Sapateadores do Jardim São Marcos”, composto por 10 meninos e 3 meninas, todos adolescentes, tem tido ricas experiências através de apresentações na nossa cidade, em São Paulo, rompendo, ainda, fronteiras em julho/2006, quando Tiago Rodrigo Alves dos Santos participou do Tap City Festival, em Nova York, recebendo prêmio por seu talento na arte de sapatear. Pelos próximos 12 meses, a ABC e o Grupo de Sapateadores estarão buscando recursos para enviar os 13 integrantes para os EUA, para a versão 2008 do citado evento.